domingo, outubro 30, 2005

Água para todos

Hoje assisti a um programa documental na Sic noticías, que reporta um verdadeiro milagre. Um rapaz canadiano de apenas nove anos de idade, de nome Ryan, desencadeou uma onda de solidariedade para com aqueles que no século vinte um ainda não têm acesso a água potável. Quando ainda andava na 1ª classe, tomou consciência que algures no mundo existiam pessoas que não tinham água potável, nomeadamente no Uganda. Para ele foi um choque. Como era possível tal coisa? Como ser consciente, manifestou a sua preocupação junto dos seus pais, entregando-lhes as suas economias para criação de um fundo destinado a ajudar aquelas pessoas. Partilhou esta sua preocupação com os seus: familiares, colegas, professores, enfim com quem mantinha contacto. Estes, contagiados pela consciência de uma criança de apenas nove anos de idade, contribuiram para o fundo, mais ainda, houve outras crianças que manifestaram o seu desejo de doar as suas economias para criar mais poços de água potável. Crianças! Foi construído um poço de água potável numa aldeia do Uganda. Aquando questionado sobre o local onde construir o poço, Ryan escolheu uma escola da aldeia, justificando que assim todos teriam acesso à água. A sua cosciência é plena, com apenas nove anos a sua lucidez é enorme.
Nós adultos, que nos julgamos sábios. Deveriamos aprender com estas crianças, pois delas é o futuro. E por assim ser, as suas necessidades e vontades devem ser Escutadas.
Eu sinto-me envergonhado. Durante muitos anos virei a cara para o lado, justificando-me com o “facto”, de não ter poder para mudar as coisas. Afinal não era eu quem decidia, o meu país tinha um governo eleito democraticamente e a eles cabia a responsabilidade de algo fazer. Aqui está o meu erro, se calhar o de muitos de vós. O poder de mudar é interno. Se mudarmos internamente reconhecemos o poder que temos. Foi o que Ryan, com apenas nove anos de idade fez. Um exemplo para a Humanidade. Um prémio Nóbel.
Aprendam. Eu estou a aprender.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?